Texto Base: Lucas 6:31

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. ”

Aqui está uma regra áurea um mandamento do Senhor. Neste capítulo de Lucas que utilizamos como base para a nossa reflexão vamos encontrar uma síntese do sermão da montanha proferido por Jesus no início do seu ministério em Cafarnaum e que contém mais detalhes nos Capítulos 5 até o de número 7 de Mateus.

No Sermão da Montanha nós temos como que uma apresentação da doutrina do Senhor e de sua mensagem para o mundo. Sua palavra nesse sermão é toda plena de conselhos e recomendações divinas. Acredito que essas recomendações visam atingir o nível de relacionamento das pessoas, pois através das orientações dadas por Cristo os homens possam viver em paz e harmonia entre si e também com Deus.

Essa reflexão de hoje tem por tema “uma regra Áurea” que deveria estar presente em todo o nível de relacionamento humano porque “E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.” É a velha lei de causa e efeito a regra da recíproca é verdadeira. Quando queremos ser bem tratados também devemos tratar bem as pessoas e a retribuição será natural.

Atualmente visualizamos o ditado que foi gerado acerca disso e vez ou outra percebemos ele em para-choque de caminhão “gentileza gera gentileza”, é mais ou menos o que nos diz o texto bíblico escrito pelo Evangelista Lucas.

Cristo estava ensinando isso, mas sabia que com ele a coisa não seria bem assim. Se existiu alguém que deu amor, atenção, alimentou e proporcionou curas esse alguém foi Cristo, no entanto ele recebe em troca uma coroa de espinhos, chicotadas, uma cruz, o sofrimento da crucificação e a morte.

Mesmo diante de tudo isso o Senhor ensina sobre essa regra maravilhosa, porque tem como base o seu amor.

“E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. ”

Será que estamos seguindo a regra áurea apontada por Cristo? O que as pessoas dizem sobre nossa conduta cristã?

Que o Senhor nos ajude a olharmos o exemplo de Jesus e procurarmos levar aos homens um pouco de amor, pois o Senhor nos amou primeiro. Imagine como o mundo seria diferente se as relações interpessoais da sociedade em que vivemos fizessem aos outros apenas o que gostaríamos que nos fizessem também.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira