Texto Base: Lucas 4:1,2
A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. ”
Esse trecho da Bíblia nos mostra o registro de um fato bastante interessante, pois somos sempre ensinados à evitar e fugir da tentação e seus assédios, Tiago mesmo nos ensina bastante sobre a tentação.
Vemos aqui um exemplo diferente, pois o Senhor foi ao encontro da tentação.
É verdade que o texto nos mostra também que ele foi levado ao deserto pelo Espírito, ou seja, isso fazia parte do plano de Deus para que Jesus fosse tentado e isso servisse como uma preparação para o duro ministério que iria enfrentar.
O diabo teria que ser dobrado logo no início para que tudo mais fosse simplesmente uma continuidade e confirmação daquilo que no deserto o Senhor Jesus com sua vitória anunciou. A grande realidade do ministério de Cristo é que o diabo de forma clara só se manifestou diante de Jesus em dois momentos.
- Na grande tentação que ocorreu no deserto.
- Através de Pedro quando Jesus disse “para trás de mim satanás”.
Mesmo lá no momento do getsemâni o diabo não esteve presente, embora naquele sofrimento de Cristo nós observamos que o Senhor Jesus teve a companhia do anjo que o Pai enviou, ou seja, a vitória no deserto foi total e completa mostrando para o inimigo que embora a cruz estivesse distante ele já estava derrotado.
A tentação é uma realidade e somos pressionados por ela todos os dias de nossas vidas e é por isso que precisamos daquilo que Cristo teve para enfrentar o mal “a presença do espírito santo de Deus”, pois através da sua força e consolação venceremos a tentação.
O Espírito Santo se coloca à nossa disposição para nos fazer mais do que vencedores.
Com as palavras de Jesus nós seguimos em frente “vigiai e orai porque na verdade o espírito está pronto a carne toda vida é fraca”. Vivamos em espírito e não cumpriremos os desejos da nossa natureza carnal.
Que Deus nos abençoe.
Amém
Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira