Texto Base: Lucas 2.17
A parte “a” do texto sagrado nos diz: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas. ”
O escritor comenta sobre a presença dos guias espirituais na vida dos crentes em Cristo.
Ele sugere que tenhamos obediência e submissão a essa liderança que sempre nos aconselham por terem zelo com nossas vidas. Esses pastores e líderes são responsáveis pela nossa melhor conduta cristã diante de Deus.
Esse texto é bastante exigente para os crentes em que essa carta se endereçava naquela época, e por consequência nós crentes, guias espirituais e pastores dos dias atuais.
Se por um lado como discípulo de Cristo somos chamados a obedecer e sermos submissos aos seus ensinos, conselhos e orientações, por outro lado eles, os pastores, são chamados a meditar se estão efetivamente dando conta do encargo que tem de prestar diante de Deus. O autor vai mais longe em sua argumentação sugerindo ainda que, essa dualidade de responsabilidade seja feita em harmonia, de forma que o encargo não lhe seja pesado, mas agradável e útil.
No mundo de hoje mais do que no passado, o grau de obediência e submissão dos discípulos está sendo vivido em decorrência da existência ou não, da maior autoridade Pastoral daquele que exerce o cargo de Ministro de Deus em uma igreja.
Devemos orar por nossos líderes espirituais para que tenham vida devocional e cresçam sempre espiritualmente, e através da unção do espírito santo em seus ministérios possam nos orientar e conduzir com sabedoria, descrição e amor.
É isto que confere ao Pastor, dessa forma ele será respeitado e amado pelo rebanho e por isso mesmo obedecido em suas palavras e recomendações
Submissão Cristã, algo maravilhoso.
Que o Senhor abençoe os guias espirituais que estão em cargo de liderança, para que possam exercer o Pastorado com sabedoria e santo temor, e dessa forma conquistar êxito em sua missão.
Que Deus nos abençoe.
Amém
Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira