Texto Base: 2 Pedro 1:21

O texto sagrado diz o seguinte: “pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.”

Essa linda expressão do apóstolo Pedro, tem um grande significado para nossa aceitação da Bíblia Sagrada como a verdadeira palavra de Deus.

Mesmo sem saber o Apóstolo estava certo quando se incluiu entre os homens que falavam movidos pelo Espírito Santo. Talvez ele pensasse que se referia apenas aos profetas e escribas do passado, que transmitiram à vontade de Deus através dos escritos, que juntos e catalogados haviam se transformado no que os escritores chamam de “Cano judaico”, ou seja, o antigo testamento que conhecemos hoje.

Mesmo que o apóstolo não soubesse ele estava se inserindo entre esses escritores inspirados, pois suas cartas se transformaram mais tarde em peças e componentes da Bíblia Sagrada, através do novo testamento que se originou sem dúvida da revelação trazida ao mundo em Cristo Jesus, e que vieram a ser reconhecidas e aceitas como inspiradas pela Igreja primitiva nos primeiros séculos do cristianismo.

É incrível porque a voz do Espírito ainda ecoa e o significado de tudo isto é a consciência que você transmite de que, a palavra de Deus resultou da parte do Pai e que por intermédio do Espírito Santo inspirou determinados homens e mulheres para escreverem a História da Revelação Divina a toda a humanidade.

Vamos atentar para outro aspecto muito importante que foram homens como cada um de nós que escreveram essa revelação, diz o apóstolo que eram sujeitos às mesmas paixões que nós, propensos a erros e acertos e expostos aos aspectos positivos e negativos da vida. Eles também eram portadores de formação, caráter e temperamento completamente diferentes um dos outros, entretanto, pelo poder do Espírito Santo foram interpretes da vontade do pai.

Será que estamos nos colocando nas mãos do Senhor para que ele nos use?

Que essa seja a nossa oração “Senhor nos ajude a entregar a nossa vida a tua vontade e ao teu controle de forma que apesar de nossas falhas possamos ser usados nas tuas mãos, na tua obra e no teu serviço”.

Diz a bíblia “pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. ”

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira