Texto Base: 2 Pedro 1:21

O texto sagrado diz o seguinte: ‚Äúpois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Esp√≠rito Santo.‚ÄĚ

Essa linda expressão do apóstolo Pedro, tem um grande significado para nossa aceitação da Bíblia Sagrada como a verdadeira palavra de Deus.

Mesmo sem saber o Ap√≥stolo estava certo quando se incluiu entre os homens que falavam movidos pelo Esp√≠rito Santo. Talvez ele pensasse que se referia apenas aos profetas e escribas do passado, que transmitiram √† vontade de Deus atrav√©s dos escritos, que juntos e catalogados haviam se transformado no que os escritores chamam de ‚ÄúCano judaico‚ÄĚ, ou seja, o antigo testamento que conhecemos hoje.

Mesmo que o ap√≥stolo n√£o soubesse ele estava se inserindo entre esses escritores inspirados, pois suas cartas se transformaram mais tarde em pe√ßas e componentes da B√≠blia Sagrada, atrav√©s do novo testamento que se originou sem d√ļvida da revela√ß√£o trazida ao mundo em Cristo Jesus, e que vieram a ser reconhecidas e aceitas como inspiradas pela Igreja primitiva nos primeiros s√©culos do cristianismo.

√Č incr√≠vel porque a voz do Esp√≠rito ainda ecoa e o significado de tudo isto √© a consci√™ncia que voc√™ transmite de que, a palavra de Deus resultou da parte do Pai e que por interm√©dio do Esp√≠rito Santo inspirou determinados homens e mulheres para escreverem a Hist√≥ria da Revela√ß√£o Divina a toda a humanidade.

Vamos atentar para outro aspecto muito importante que foram homens como cada um de n√≥s que escreveram essa revela√ß√£o, diz o ap√≥stolo que eram sujeitos √†s mesmas paix√Ķes que n√≥s, propensos a erros e acertos e expostos aos aspectos positivos e negativos da vida. Eles tamb√©m eram portadores de forma√ß√£o, car√°ter e temperamento completamente diferentes um dos outros, entretanto, pelo poder do Esp√≠rito Santo foram interpretes da vontade do pai.

Ser√° que estamos nos colocando nas m√£os do Senhor para que ele nos use?

Que essa seja a nossa ora√ß√£o ‚ÄúSenhor nos ajude a entregar a nossa vida a tua vontade e ao teu controle de forma que apesar de nossas falhas possamos ser usados nas tuas m√£os, na tua obra e no teu servi√ßo‚ÄĚ.

Diz a b√≠blia ‚Äúpois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Esp√≠rito Santo. ‚ÄĚ

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Ant√īnio Jos√© Azevedo Pereira