Texto Base: Êxodo 23.25

Nos fala assim o texto sagrado: “E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.”

Vemos a partir do texto que quando o povo hebreu começou a tomar conta das exigências de vida santa e separada para o Senhor eles deveriam conservar, Este (Deus) lhes faz uma promessa maravilhosa. Se viverdes desta forma estareis me servido com as vossas vidas e em decorrência disso sereis abençoados.

O que podemos perceber é um aprendizado de um povo que depois de viver mais de quatrocentos anos em um país estranho estava peregrinando no deserto em busca de canaã, a terra prometida. O povo viveu muito tempo no meio de povos de costumes pagãos, carnais, politeístas e profanos de toda sorte, e Deus, queria proteger e guardar seus filhos e povo escolhido dessas influencias negativas e maléficas. Observamos então, uma proposta de Deus aos seus servos no sentido de que seriam preservados da fome, sede e doença se agissem de acordo com os Seus mandamentos. O povo sabia muito bem o que poderia acontecer caso as necessidades básicas não estivessem presentes.

Os estudiosos do pentateuco se impressionam com a série de conceitos definidos naquela época, como princípios básicos de higiene e saúde pública que poderiam ser aplicados ainda hoje. Mediante isso podemos nos perguntar: Será que temos procurado seguir os conselhos do mestre? Buscado sua benção em nosso viver? Os tempos são de tantas doenças, epidemias… Temos feito o que é básico no cuidado com nós mesmos e com os outros? Reflita sobre isso!

Que o Senhor nos ajude a caminhar e estarmos prontos a ouvirmos suas propostas para que possamos colher os melhores resultados em nossa vida Cristã.

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antonio José Azevedo Pereira