Texto Base: Oseias 14.5

Diz assim o texto sagrado: “Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. ”

Esse texto encontra muitos adversários nos dias atuais por conta das inovações que se estabelecem ao longo do tempo, observamos isso na metodologia aplicada pela educação que não usa mais o termo corrigir e muitos menos açoitar, isso é algo inadmissível e alguns países é caso de polícia. A palavra de Deus em todo o seu contexto do antigo ao novo testamento é coerente e clara no sentido de que a correção através até mesmo do castigo físico é para Deus prova de amor, logicamente que estamos tratando da sabia correção que é sem excesso, violência e não é motivada pela cólera, mas é aplicada com inteligência como prescreve a Bíblia Sagrada.

O texto usado como base embora aborde a correção é pleno de amor, diz ele que: “O Senhor corrige e açoita”, tais atitudes divinas de coerção estão envolvidas pelo ato de amar. Ele corrige ao que ama e açoita sem que necessariamente se entenda isso como o ato de chicotear fisicamente alguém.

A correção é uma necessidade em nossa vida e diante de algumas situações só aprendemos quando somos corrigidos, uma das fases que isso mais se aplica é na infância.

O escritor da carta está nos dizendo que na vida cristã teremos momentos em que seremos corrigidos por Deus e poderemos até nos sentir açoitados pelos acontecimentos que tentam nos abater, mas esses acontecimentos são apenas uma forma do Senhor está ensinando o que é certo e o que é errado em nosso viver.

Que Deus nos ajude à recebermos essa correção que vem do Senhor, que possamos reconhecer sua providência corretiva em nossas vidas como mais uma prova de amor.

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antonio José Azevedo Pereira