Texto Base: 2 João 1.8

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.”

O cuidado Pessoal deve ser uma preocupação na vida do crente em Jesus. Estamos falando de vida espiritual e não do zelo vaidoso e egoísta do homem que só pensa em si. Como diz o versículo esse cuidado pessoal na vida cristã é a atenção que o crente dá aos passos ou procedimentos que está adotando em seu viver para que ele seja sempre uma evidência da presença de Cristo em seu coração.

Os frutos do trabalho que João se refere nessa palavra são as evidências de uma vida cristã autêntica que ele como pregador da palavra gostaria de ver na vida daqueles que eram alcançados por sua mensagem, na medida por exemplo que eles olhassem para si mesmos para não caírem e nem fracassarem. Dessa forma os frutos da vida cristã se manifestariam em seu viver e as recompensa de uma vida abençoada acabariam se concretizando.

Olhar por si mesmo é refletir a cada final de dia sobre o que se fez e o que houve de certo ou errado e a partir disso tomar decisões para melhorar o amanhã. Olhar por si mesmo é sempre verificar o nível do nosso relacionamento com as pessoas sejam as mais chegadas no lar, no trabalho, na escola ou na vizinhança e procurar tornar-nos sempre o emissário do amor de Deus para essas pessoas. Olhar por si mesmo é velar constantemente pelos atos, palavras e gestos em seu viver cotidiano para pauta-los pelos parâmetros de Deus e não segundo a vontade dos homens.

Como discípulos de Cristo antes de esperar que os outros nos fiscalize ou controle podemos por nós mesmo ou como disse Paulo aos coríntios “examine-se, pois, o homem a si mesmo”. Eis um cuidado especial o cuidado pessoal que fica a cargo de cada um de nós olhar e por vós mesmos, diz o Senhor.

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antonio José Azevedo Pereira