Texto Base: Filipenses 3:2

 A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão”.

Cautela é uma virtude que desenvolvemos durante nossa caminhada com Cristo.

O apóstolo Paulo mostra uma grande preocupação acerca desse tema, podemos observar isso quando ele fala: “acautelai-vos dos cães, acautelai-vos dos maus obreiros e acautelai-vos da falsa circuncisão”. Por três vezes ele enfatiza importância dessa virtude na vida dos crentes lá em Felipos.

Acredito que por saber o tipo de problema e perigo que aquela igreja enfrentava, Paulo resolveu recomendar prudência, aliás os três tipos de cautela que ele lhes recomendou são bastante indicadores da situação delicada que enfrentavam.

Os cães nesse texto seriam os falsos mestres judaizantes que tentavam enganar, os falsos obreiros eram aqueles que se apresentavam como convertidos ao evangelho e se disponibilizavam a ensinar, porém traziam engano em sua fala, a falsa circuncisão seria a propagada mensagem deles de que a circuncisão da Lei mosaica era necessária para salvação.

A cautela é unânime em todos os meios e sua aplicação na medida certa pelo homem é sempre oportuna e positiva. Como crentes em Cristo, devemos rever o conselho de Paulo com aplicação.

Os cães da influência negativa por exemplo: Tv, redes sociais e a mídia no contexto geral são perniciosas e estão aí.

Os falsos obreiros e os gurus: de novas ideias liberalizantes estão pregando ao nosso redor e fazem uma verdadeira inversão de valores.

A falsa circuncisão: de que podemos mesclar a nossa vida cristã com certas concessões e facilidades nos costumes e práticas mundanas estão aí, envolvendo os nossos jovens e até mesmo alguns líderes.

Diante de tudo isso a recomendação bíblica é acautelai-vos diz o apóstolo Paulo, como discípulos de Cristo tenhamos cautela meus irmãos em aceitar os novos valores que o mundo prega.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira