Texto Base: Juízes 12:8,11 e 13

O texto sagrado diz o seguinte: “08 – Depois de Jefté, Ibsã, de Belém, liderou Israel.

Depois dele, Elom, da tribo de Zebulom, liderou Israel durante dez anos. Depois dele, Abdom, filho de Hilel, de Piratom, liderou Israel.”

Os versículos que utilizamos acima, relatam sobre alguns juízes que julgaram Israel em seu tempo, mas foram homens que aparentemente passaram de forma anônima.

Interessante que essas pessoas passam na história como juízes de Israel praticamente sem acrescentarem ou produzirem nada, acreditamos que nem a relação numérica de filhos e animais possuídos, indicam qualquer aspecto positivo ou negativo na vida destes homens. Para serem identificados como juízes acredito que devem ter exercido seus governos de forma simples e discreta e talvez quem sabe de forma medíocre.

Vivendo em época de lutas com os povos vizinhos, é difícil compreender porque não promoveram campanhas pela independência política, e por que não direcionaram as pessoas para um despertamento quanto aos padrões dos povos pagãos que habitavam redor do povo de Israel.

Estas citações bíblicas nos ensinam muitos princípios especiais.

O que estamos escrevendo em nossas vidas? Quais são os registros que deixaremos para o futuro, caso alguém escrevesse sobre nós?

Essas são perguntas para a nossa reflexão.

O crente em Cristo deve ter sempre em mente uma atitude dinâmica em seu ambiente, ainda que não tenha recursos maiores ou até mesmo pouca cultura. O servo de Deus deve primar por um comportamento sério e comprometido com a obra em que está envolvido, e fazer o melhor para cumpri-la, pois isso é o que se pode esperar de um servo de Cristo.

Uma pergunta que nos ajuda a refletir sobre o nosso contexto atual e a vida destes homens que passaram de forma anônima é:

Como estamos passando nossos dias?

  1. Anônimos: figuras apagadas em nosso serviço ou lazer.
  2. Conhecidos: Pessoas que deixam diante daqueles que as cercam as marcas de Cristo.

Talvez você não seja reconhecido ou não tenha oportunidade, mas se você conhece a Jesus certamente a sua vida fará diferença neste mundo.

Que possamos honrar a salvação que ele nos deu vivendo de forma digna e fazendo a sua vontade.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira