Texto Base: Lucas 10.37

Nos diz a palavra de Deus: “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

Esse texto nos fala sobre a missão do discípulo de Jesus, aquele Doutor da lei fora até onde estava o Senhor com sua pergunta chamando o Mestre em particular, e na verdade, ele até recebeu um chamado a ser também um discípulo, mas na medida que saiu dali as suas decisões fariam toda diferença. Ele deveria seguir o exemplo do samaritano da parábola e exercer misericórdia para com o próximo.

O Senhor Jesus disse: “Vá e faça o mesmo”. A missão do discípulo de Jesus começa por aí, não dá para entender como um seguidor de Cristo fica alheio à uma atuação em favor dos necessitados e daqueles que perecem. O crente deve possuir sempre uma atuação voltada para os pobres que mais próximos estão do seu cotidiano como por exemplo: um vizinho, a diarista que vem a nossa casa, um colega mais carente no trabalho, um parente mais desfavorecido pela sorte ou até mesmo um membro da igreja que esteja enfrentando dificuldades.

À primeira impressão que temos em nosso cenário atual é o surgimento de pessoas se passando por discípulos de Jesus, mas seguem o exemplo do sacerdote que passa de largo e não ajuda. O bom samaritano se dispôs a ajudar o aflito e o necessitado.

Passar de largo é não perguntar o amigo como ele tem passado, não mostrar interesse pelo seu problema, não dá uma palavra de apoio e de incentivo, não visitar o doente, não procurar saber do seu estado, não interceder por ele junto a colegas que possa auxiliá-lo, passar de largo é não se condoer com a sorte do mendigo da esquina, com o pedido do menino de rua ou com o apelo daquele velhinho desamparado.

Sabemos que tudo isso hoje em dia é muito complicado por conta da situação social que temos em nosso país, mas precisamos ter misericórdia do nosso próximo.

Que o senhor nosso Deus nos ajude a saber distinguir a situação do necessitado de forma que possamos ajudar com alegria e disposição na recuperação daquele que realmente precisa. Cada um de nós tem a missão de discípulo.

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antonio José Azevedo Pereira