Texto Base: Juízes 17:6

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. ”

Esse versículo se repete algumas vezes com pequenas alterações no livro de Juízes, contudo ele evidencia uma triste constatação decorrente da falta de uma liderança segura e firme. Sempre que isso acontece o homem toma as rédeas do governo em suas mãos e Cada um passa a fazer o que mais lhe interessa ou lhe agrada. No contexto do povo de Deus isto ainda é mais grave.

Iremos encontrar dentro desse contexto da história a figura de Mica da Tribo de Efraim, ele negociava esculturas e imagens dos deuses pagãos. Esse personagem nos mostra como a falta de uma liderança capaz e orientada pelos princípios da palavra de Deus dão condições necessárias para o surgimento de desvios comportamentais, atitudes não coerentes e até mesmo a implantação da idolatria. O texto sagrado de Juízes diz que isso começa pela própria mãe de Mica quando perde cerca de mil e cem moedas de prata. Ela lança maldições numa espécie de sortilégio e as maldições “deram certo”, dessa forma o dinheiro foi restituído e ela resolve dedicar esse dinheiro profano à Deus de uma forma completamente errônea, isto é, para o filho fazer dela uma imagem esculpida e outra de fundição.

Uma série de erros vão começar a partir dessa atitude. A narrativa bíblica nos capítulos finais do livro de Juízes serão conduzidas pelas distorções terríveis deste fato que gerou eventos tristes e trágicos, todos eles oriundos da pratica de um culto indevido e influenciado pelos pagãos que afastavam cada vez mais o homem de Deus.

A reflexão desse texto bíblico nos traz a memória o registro do versículo que lemos hoje “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. ”

Quando existe uma liderança justa e digna as coisas ocorrem diferente e ninguém faz o que exatamente o que seu coração quer fazer, mas todos seguem aquela liderança que está sobre a orientação divina do Senhor Jesus. Que o Cristo nos ajude para que em nosso tempo líderes fiéis possam estar apascentando o rebanho de Deus como diz o profeta Jeremias no capítulo 3 versículo 15 “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.”

Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira