Texto Base: Lucas 6:41

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? ”

É um deslize muito comum esta realidade tão bem expressa no Sermão da Montanha.

Sabemos que o argueiro é um cisco micro, mas a trave de que fala a palavra de Deus é algo maior e podemos utilizar como exemplo um pedaço de madeira grande. O argueiro é como vemos os nossos erros e defeitos sempre pequenos e desculpáveis porque temos mania de minimizar o nosso erro. Já a trave é como vemos as falhas e fracassos do nosso próximo e nesse caso sempre maximizamos os deslizes alheios.

O que Cristo está ressaltando é que na maioria das vezes somos propensos a criticar e acusar com veemência os erros do irmão passando por cima dos nossos próprios fracassos, eu diria que nós usamos telescópio de grande alcance para ver as falhas do próximo, enquanto para visualizar o nosso utilizamos aqueles microscópios de pequeno alcance. O crente em Jesus tem que ser uma pessoa que reconheça os seus erros, limitações e que por isso mesmo procure com seriedade supera-los e fazendo isso o seu caráter será aprimorado dando a possibilidade de perceber e ser compreensível ao erro alheio.

Não estamos dizendo que se deve passar a mão por cima de algum erro do próximo, mas que devemos acompanhar, aconselhar, orar e direcionar para que ele consiga superar e não mais cometer o mesmo deslize. Infelizmente algumas pessoas tem o prazer de chamar a atenção para os erros alheios e são como os fariseus que fiscalizavam a conduta dos outros e acabam ocultando os seus próprios erros.

Que possamos pedir ao Senhor que nos guarde para não acusarmos o irmão, mas por nossa compreensão e carinho ajudemos ele através do nosso apoio, oração e proximidade.

Que Deus nos abençoe.

Amém

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira