Texto Base: Tito 2:12

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,”

Vale a pena destacar que a graça de Cristo nos ensina em um texto como esse. Embora a graça não seja uma pessoa, ela está presente em nosso ser e exerce influência sobre nós. Sua presença em nosso interior nos condiciona primeiro a não aceitarmos as formas mundanas de vida. O texto fortalece muito bem isso, quando Paulo escreve a Tito: “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,”

Em segundo lugar vale a pena destacar que esta graça nos conduz para uma vida diferenciada no presente século, isso de forma sóbria, justa e piedosa.

Viver sobriamente no mundo de hoje é não se deixar levar pelo excesso de comportamento, o mundanismo exacerbado, consumismo exagerado ou qualquer outra forma de vida social que conflite com o testemunho de um discípulo de Jesus.

Viver de forma justa no mundo de hoje é estar inserido no contexto social que nos envolve, mas não se deixar vencer pelos males da corrupção, da fraude, da imoralidade, da pornografia e de tudo aquilo que combate contra o caráter do verdadeiro discípulo de Cristo.

Viver piedosamente no mundo de hoje é ter uma atitude separada e santa, diante de tudo aquilo que é normal para o mundo, pois essa normalidade dos dias atuais nada mais é do que pecado diante de Deus, e por essa causa o Senhor nos convida para nos dedicarmos a viver em comunhão com Ele.

Que possamos preservar nosso testemunho diante desse mundo que vivemos, que o eterno nos dê graça para crescermos e nos aperfeiçoarmos com seus ensinamentos.

Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira