Texto Base: 1 João 2:28

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. ”

O apóstolo João faz um convite amorável a todo o povo de Deus e isso acontece com alegria. Ele fala não somente sobre um convite de amor, mas para que através dessas palavras o povo fortaleça sua fé e se firmem na esperança da volta de Jesus Cristo.

A expressão filhinhos nesse texto é uma das características mais marcantes das cartas de João, ele se demonstra como um ancião que era possivelmente o único remanescente do colégio apostólico, e isso lhe dava propriedade para zelar pelo conforto e segurança dos seus filhos na fé, por isso ele usava a expressão filhinhos.

O convite é para que permaneçamos em Cristo e dessa forma enfrentarmos as situações, tribulações e dificuldades da vida sem nos confundirmos ou desanimarmos diante da iminência da volta de Jesus. O alerta de João é para o fato de estarmos preparados para a volta de Cristo, este “confundido” como está no texto é no sentido de que não sejamos surpreendidos em condições negativas quando Jesus voltar e nos encontrar talvez vivendo de forma indevida como cristãos.

Esse texto tem semelhança com o que está em Lucas capítulo vinte e um e versículo trinta e seis, quando o Senhor comenta sobre a vigilância necessária ao crente em todos os tempos. Da mesma forma que aconteceu naquele tempo o nosso Deus nos fala hoje “vigiai pois em todo tempo orando para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer e está em pé na presença do filho do homem”

Viver o cristianismo autêntico é ter dignidade diante do mundo, amor no lar, integridade na igreja e como nos recomenda o texto vigiar e orar para não sermos confundidos diante da iminência da volta de Cristo, mas com humildade nos mantermos de pé diante do nosso Salvador.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira