Texto Base: Josué 8:6

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Deixai-os, pois, sair atrás de nós, até que os tiremos da cidade; porque dirão: Fogem diante de nós como antes. Assim fugiremos diante deles. ”

Esta é uma passagem que nos mostra a derrota transformando-se em vitória.

Para o povo de Israel do êxodo a conquista da terra a capacidade divina de transformar coisas em volta, foi sempre muito gloriosa e infinita. Vemos Deus transformando o mar vermelho em pista seca, o deserto em oásis, o orvalho da manhã em maná, os muros de Jericó em escombros e agora a derrota em vitória.

Aquilo que tinha sido a derrota de Israel diante da cidade de Ai, seria agora a sua vitória, aquilo que tinha sido motivo de vergonha para o povo de Deus e para o grande líder Josué agora seria usado pelo Senhor como a estratégia que possibilitará a vitória. A fuga se transformaria em uma grande conquista. Este êxito nos ensina que não podemos ficar sucumbido diante de um fracasso ou de uma queda na vida, temos que tirar da derrota as lições para nossa recuperação e retorno.

Se Josué e todos os demais homens de Israel ficassem apenas se lamentando ou chorando o leite derramado pelas vidas perdidas e a vergonha obtida, não haveria espaço para retomada, mas pelas lições da trágica derrota sofrida eles trabalharam a ideia da renovação e sobre a orientação de Deus conseguiram transformar a derrota em vitória.

Em muitas situações nós sofremos decepções e frustrações durante nossa caminhada terrena, ás vezes na vida profissional, doméstica e até mesmo na vida eclesiástica. Nos abatemos com períodos negativos que nos levam muitas a tristeza e o desânimo.

Se isso estiver acontecendo não se deixe vencer, como o povo de Deus no passado busquemos com a ajuda do Senhor entender a causa desses fracassos e confessemos a ele as nossas culpas, pois sob a bênção do Eterno transformaremos a derrota de hoje na vitória de amanhã.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira