Texto Base: Hebreus 3:19

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. ”

O escritor da carta aos Hebreus vai concluir esse capitulo falando sobre a consequência que aqueles homens e mulheres receberam quando provocaram a Deus lá no livro de Êxodo. Por causa da falta de fé toda aquela geração de Hebreus morreria no deserto ao longo dos 40 anos de peregrinação.

O texto desse pequeno versículo que usamos para refletir, serve para ensinar sobre os danos e consequências da desobediência ou da incredulidade. Quando cometemos esses pecados é como se estivéssemos insultando o próprio Deus, pois é ele que estamos ofendendo quando praticamos esses atos e gestos que não condizem com os princípios da sua palavra.

Em algumas situações somos levados a racionalizar os deslizes e erros que cometemos, tentando de alguma forma justificar dentro dessa perspectiva. Nos tempos do êxodo o povo também tentaria se justificar dizendo que simplesmente haviam falhado diante de Moisés não depositando nele a confiança que deveriam depositar, tendo em vista o passado de vitória. Porém Moisés era o intérprete de Deus para o povo, sendo assim, aquele povo estava efetivamente contra o Senhor.

Nos dias de hoje quando adotamos certos comportamentos indevidos no trabalho, na vizinhança ou até mesmo na igreja será que estamos querendo minimizar o problema alegando que falhamos apenas dentro do nível desses relacionamentos?

Talvez nós tenhamos esquecido que o cometimento de atos e gestos contraindicados para o discípulo de Jesus é pecado contra Deus. Como crentes de hoje não venhamos deixar de entrar na terra prometida pelo pecado da incredulidade. Que nossa oração seja sempre para que o Senhor fortaleça nossa fé e não nos deixe fraquejar diante do plano que ele mesmo criou para nós.

Que Deus nos abençoe.

Amém

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira