Texto Base: Hebreus 11:31

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.”

Boa parte dos comentaristas não classificam Raabe exatamente como uma meretriz ou uma prostituta, mas sim como uma dona de estalagem ou hospedaria, daí o motivo de ter recebido os espias de Israel em sua casa.

Talvez para esses pesquisadores seria difícil pensar em uma meretriz que tivesse em sua moradia pai, mãe e irmãos.

Pensionista ou prostituta não importa meus irmãos para o registro que esse texto bíblico faz, pois ali estava mulher simples e comum como milhares de outras que havia em Jericó, reagindo com fé a presença dos enviados de Josué. Não foi preciso que eles se revelassem a ela foi, mas foi ela quem se revelou a eles e relatou os feitos maravilhosos obtidos pelo povo hebreu em sua caminhada para a terra prometida, e como isso lhe fazia crer que o Deus de Israel era o verdadeiro e único Senhor.

Por isso que Raabe se tornou parte da genealogia de Cristo e seu nome é lembrado neste grande capítulo da fé, como mulher simples que diante do que ouviu dizer sobre o Deus de Israel creu e através disso salvou muitas vidas.

Nos dias de hoje temos toda a revelação bíblica aberta para nós, temos conhecimento da história do povo de Deus, temos ciência do cumprimento das promessas dele em todo o tempo e diante de tudo isso será que temos demonstrações de fé como as de Raabe?

Qual a medida da Fé que temos em nosso Deus, será que nisso podemos nos comparar a Raabe?

Que possamos orar e clamar a Deus pedindo: Faz-me Senhor depositar em ti a minha confiança e que as dificuldades de hoje não me afastem da certeza de tuas promessas.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira