Texto Base: Hebreus 6:1

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus. ”

O escritor desse texto meio que lamenta a demora dos crentes Hebreus em crescer espiritualmente na fé em Cristo, e diante disso ele começa o capítulo 6 com o convite ao crescimento espiritual dizendo, “Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, ” ou seja, aqueles Hebreus se acostumaram com algo superficial do cristianismo e não queriam se aprofundar na fé cristã. Satisfeitos com os primeiros passos do evangelho eles não evoluíam nas convicções espirituais mais profundas.

Tenhamos cuidado antes de recriminar esses irmãos que não tinham interesse em crescer espiritualmente, pois muitas vezes estamos trilhando o mesmo caminho. Pelo fato de participarmos da escola bíblica dominical achamos que suas aulas não são mais necessárias, pois já lemos a Bíblia toda pelo menos uma vez, se já escutamos o sermão de um Pastor sobre um texto achamos desnecessário ouvirmos um segundo que aborda o mesmo tema.

Talvez estamos nos contentando com os rudimentos da fé cristã quando ainda existe tanto para crescer, alcançar e conhecer de Deus.

Estamos satisfeitos com a altura já alcançada em nosso conhecimento da fé em Cristo?

Como discípulos de Jesus devemos sempre desejar um crescimento continuo em busca da perfeição e de uma vida cristã autêntica.

“Deixe os rudimentos e cresça um pouco mais. ”

Certa feita o escritor da carta aos hebreus disse para os seus ouvintes “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

O convite é que venhamos crescer é o convite que o profeta Oseias nos faz “prossigamos em conhecer o Senhor”.

Que Deus nos abençoe e que possamos crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo a cada dia.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira