Texto Base: Lucas 14:17

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. ”

Essa parábola é bastante conhecida e o texto diz que tudo foi preparado para a grande ceia, mas boa parte dos convidados vai acabar se retirando ou simplesmente faltando ao acontecimento. Na sociedade Judaica daquela época isso se constituía em uma ofensa sem tamanho. Daí a reação do anfitrião que vai acabar indo buscar nas vielas e valados os convivas para o evento que ele tinha feito. Ele fez uma ceia conforme a parábola e convida muitas pessoas, mas todos foram se desculpando e mandando um aviso.

Qual aplicação espiritual desse texto tão lindo?

Acredito que a aplicação espiritual é especial e nos diz que Cristo já veio ao mundo, cumpriu sua missão, realizou a nossa salvação pela morte na cruz e agora ressurreto aguarda na glória do Pai o dia quando todos estaremos juntos para grande festa que marcará a vitória final da revelação divina à humanidade.

Mas ele sabe que muitos dos que poderiam estar nesta ocasião não estarão e observamos na parábola o nível dos convidados. Haviam pessoas de todas as classes e a gradação dos convidados que se escusavam era uma evidência de que Ele veio para os que eram seus, mas eles não o receberam.

Ele veio marcantemente para o povo Judeu, para ser um elemento revelador ao mundo do plano da salvação, mas Deus sabe que grande parte desse povo Judeu ali não estará. Ele veio para salvar por exemplo os povos árabes oriundos de Ismael, mas por causa do Islamismo eles ali não estarão, Ele veio para os povos africanos, mas por causa do paganismo eles ali não estarão, Ele veio para salvar os hindus, chineses, japoneses, mas por causa do budismo eles ali não estarão. Ele veio para salvar os que se dizem ser cristãos, mas sabe também que mesmo dentre estes muitos ali não estarão.

Quantos de nós atenderemos ao convite do Deus para a ceia? Quantos estaremos prontos para participar dela?

Ele já preparou tudo agora depende daqueles que querem aceitar o convite para que a festa seja completa. Nós que pela fé nele como Senhor temos confirmado a presença nessa ceia precisamos levar outros a crerem e dessa forma participarem também dessa ceia.

Continuemos a pregar o evangelho não somente com palavras, mas com a nossa vida de forma que os nossos amigos, parentes, tribos, línguas e nações possam vir e participar desta grande ceia.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira