Texto Base: Hebreus 11.16

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. ”

Esta pátria melhor que é desejada pelos patriarcas e citada neste capítulo que lemos, é a pátria pela qual se aspira pela fé como conclui a própria passagem.

Ela é preparada por Deus para cada um dos seus filhos. A vida que viveram, os sacrifícios que fizeram e os exemplos de fé que nos deram, tudo isso foi condicionado simplesmente pelo fato de que, embora vivendo na terra tinham os olhos fitos em algo muito superior às limitações terrenas.

O povo de Deus realmente tem se caracterizado por esta expectativa do Futuro, desde a visão da escada que era a porta do céu em Betel para Jacó, passando pelo Salmo de Davi e chegando até aquelas imagens celestiais que Cristo nos trouxe sobre a casa do pai.

Uma imagem bem clara e positiva sobre a vida após esta, é a pátria Celestial que foi preparada pelo Senhor para aqueles que nele confiam.

Nós crentes do presente século, somos acusados de adotarmos uma mentalidade muito conformista em relação aos problemas e dificuldades que enfrentamos, isso acontece porque vivemos sonhando com o céu, ou seja, dizem os acusadores que aceitamos tudo de ruim ou difícil que nos atormentam, porque simplesmente já estamos vivendo em consonância com a vida eterna, que muitas vezes ainda está distante e indefinida segundo eles.

Mas não é bem assim, pois os crentes em Jesus não se conformam com às intempéries da vida, mas esperam algo melhor amanhã, lutando contra essas dificuldades com coragem e destemor, sempre procurando superá-las na busca do melhor para os seus dias aqui na terra.

Porque nós esperamos uma pátria melhor e as bem-aventuranças da volta de Cristo e a morada eterna com Jesus.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira