Texto Base: Êxodo 1:4

A palavra de Deus nos diz o seguinte: “E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;”

O cenário desta mensagem aponta para os dias do Êxodo, para os dias em que José estava no Egito. Esse era um tempo muito especial na vida do povo de Deus, mas agora apenas as lembranças de José restavam para o povo de Israel. Para o Egito a história desse grande homem de Deus era desconhecida, pois um novo Rei passou a governar.

Podemos observar como a falta de conhecimento é preponderante na nossa trajetória de vida. Por mais que vivamos dias bons ou pelo menos satisfatórios sempre haverá a possibilidade de um imprevisto ou tribulação nos alcançar repentinamente. Aquele povo havia passado muito tempo no Egito e enfrentou situações boas e ruins, mas o fato é que nestes 400 anos não ocorreram situações marcantemente negativas contra o povo, muito pelo contrário eles cresceram e multiplicaram de forma tremenda.

Nesse cenário surge um rei que não conhecia o Senhor, alguém que não sabia da história do povo de Israel. Aquele novo governo não tinha memória do nome de José e o que ele significava para a nação Egípcia. Por falta de conhecimento começaram a surgir perseguições, fome, escravidão e até a progressiva eliminação do povo de Israel, isso aparece na Bíblia de forma muito clara através da morte frígida e até mesmo dos recém-nascidos que eram praticamente eliminados.

Será que temos falado em alto e bom som sobre o Deus que nos dirige? Será que os nossos mandatários e líderes políticos por exemplo tem conhecimento da presença de Deus? Será que estamos permitindo através da nossa omissão que esta presença caia no esquecimento correndo o risco de sofrermos as consequências negativas?

Que essa palavra nos traga uma lição preciosa e nos ensine que devemos falar deste Deus, anunciar sua bondade e o seu amor.

Que Deus nos abençoe.

Amém

 

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!
Pr. Antônio José Azevedo Pereira