É notável que o crescimento da Igreja, em quantidade de almas e qualidade de vida cristã, só acontece através de um trabalho eficaz de Discipulado. Pensando nisso, podemos afirmar que é vital para o desenvolvimento da Igreja que todo o crente maduro seja um discipulador.

Para o Pastor Wailon Moore, em seu livro Multiplicando discípulos – o método neotestamentário para o crescimento da Igreja, existem inúmeros outros benefícios que o discipulado gera para a Igreja. Baseado no pensamento deste autor, quero elencar 7 benefícios do discipulado, que podem abençoar a Igreja e revolucionar o seu ministério:

1 – Discipular é uma das maneiras mais estratégicas de se ter um ministério pessoal ilimitado.Por ser um trabalho que pode ser feito em qualquer tempo e lugar, para qualquer pessoa ou grupo social, o discipulado tem um alcance ilimitado e pode gerar um ministério eficaz para todo o crente que se dedica a ele.

2 – Discipular é o mais flexível dos ministérios.O discipulado é um trabalho realizado com diretrizes, mas de aplicação extremamente flexível. Horários, lugares e formas podem se adaptar à necessidade do discipulando.

3 -Discipular é a maneira mais rápida e segura de mobilizar todo o corpo de Cristo para evangelizar.Discipulado se torna tanto o resultado da evangelização, quanto uma forma de realizar a evangelização, através da multiplicação de discípulos.

4 -Discipular tem um potencial de mais longo alcance para produzir frutos do que qualquer outro ministério.Os frutos do discipulado são incalculáveis. Através do discipulado o crente pode gerar filhos na fé, que por sua vez farão discípulos, que farão discípulos, e assim por diante.“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” (João 8.31).

5 – Discipular propicia à igreja local excelentes líderes. Líderes maduros, centralizados em Cristo, leais à liderança eclesiástica e orientados pela Palavra, são o resultado de um bom trabalho de discipulado.

6 -Discipular é um antídoto contra as heresias.As seitas infestam as ruas de nossas cidades com os pregadores de falsas doutrinas e distribuição de seus tratados que distorcem a Palavra de Deus. Por sua vez, os meios de comunicação transmitem heresias que tem levado muitas pessoas à perdição. A solução para tirar estas vidas das garras de satanás e dos falsos ensinos é discipular, ensinando as verdades fundamentais da fé cristã.

7 -Discipular acelera o crescimento espiritual de quem discipula e de quem é discipulado. Os novos convertidos que são discipulados se tornam crentes maduros muito mais rápido do que pessoas que são apenas frequentadores de cultos. Obreiros que começam a discipular, são libertos da chamada “síndrome do púlpito”, onde se pensa que é o único lugar para fazer a obra de Deus, e começa a ter novas experiências com Deus, sendo usado pelo Senhor nos lares e nas classes de discipulado para ensinar, aconselhar, ministrar a cura aos enfermos e libertação aos oprimidos.

Concluímos que o crente que se envolve com o discipulado logo estará dando frutos e sendo reconhecido pela sua congregação como um obreiro de valor. A prova disso é que não é ordenado em nossa Igreja nenhum obreiro que não seja discipulador. Portanto, seja um discipulador!“Todos os gigantes de Deus foram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus, porque se estribaram no fato de Deus estar com eles” (Hudson Taylor).

Bibliografia consultada:

MOORE, Wailon B. Multiplicando discípulos – o método neotestamentário para o crescimento da Igreja. Rio de Janeiro: JUERP, 1983. p. 31.

Pr. Joary Jossué Carlesso

Coordenador Nacional de Discipulado da CGADB, Coordenador Geral do Departamento de Discipulado na AD Joinville/SC