Durante o sono ocorre a “regulação” de vários processos do nosso organismo que participam da síntese de hormônios, como hormônio do crescimento, tireoide e testosterona. Ocorre também regulação do metabolismo, regulações neurológicas e emocionais.

O conceito de “Sono de Beleza” há muito vem sendo considerado como um mito, mas pesquisas recentes apontam que a teoria de ter entre 6 e 8 horas de descanso por noite pode realmente ajudar a melhorar sua aparência. Mas como isso é possível? A resposta é simples, porque é durante esse período de tempo que o corpo se cura e restabelece as energias. Logo, tratamentos de pele que fazem uso de produtos que contenham “ingredientes ativos” funcionam melhor quando aplicados pouco antes da hora de dormir, porque terão seus efeitos de reparação prolongados enquanto você dorme. 

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, onde 11 pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias, mostrou que o efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo dessas pessoas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade e os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Um outro estudo realizado na Califórnia, mostrou que a privação de sono aumenta a ansiedade o que como consequência indireta pode levar ao ganho de peso por gerar compulsão alimentar.

Aspecto facial cansado e olheiras são alguns dos prejuízos causados por noites maldormidas, ou pouco tempo de sono. Para corrigir esses indesejáveis efeitos é necessário seguir alguns passos.

1º Procure dormir entre 7 e 8 horas por noite:

·         Essa é a quantidade de horas de sono recomendada para um adulto, embora o corpo de cada um funcione de uma maneira diferente. Essas horas são tempo suficiente para que seu corpo possa recuperar as energias e melhorar sua proteção biológica, além de não permitir que você acorde sentindo-se pior do que quando foi dormir.  

·         Estabeleça uma rotina, se você sempre procurar dormir no mesmo horário seu corpo acabará se acostumando a esse hábito, o que fará com que fique mais fácil acordar de manhã exatamente no horário em que precisa acordar, assim como será mais fácil adormecer todas as noites também. 

2º Aproveite seu sono de beleza ao máximo:

·         Lave o rosto cuidadosamente para que sua pele possa respirar durante a noite.

·         Aumente a capacidade de reparo / hidratação que acontecem durante a noite utilizando um creme hidratante noturno adequado para o seu tipo de pele. Adicione um creme para os olhos nessa rotina de preparação antes de dormir para evitar inchaços abaixo dos olhos ao acordar.

·         Utilize um travesseiro grande e macio para dormir. Dormir com dois travesseiros pode causar dores no pescoço, mas um travesseiro grande e macio manterá sua cabeça levemente levantada de forma a evitar inchaços pela manhã.

3º Procure realizar atividades que consumam sua energia durante o dia para quando chegar a hora de dormir você se sentir bem e com sono:

·         Pratique alguma atividade física durante o dia, mas não antes da hora de dormir. Além de deixar você em forma e saudável, fazer exercícios também irá consumir sua energia, fazendo com que se sinta cansada o suficiente para dormir à noite. Mesmo que você realize pequenas trocas na rotina, por exemplo, caminhar até o shopping ao invés de usar o carro ou pegar um ônibus, ou mesmo passear com seu cachorro em um ritmo mais acelerado é melhor do que ficar o dia inteiro sentada e sem fazer nada. No entanto, certifique-se de não realizar nenhuma atividade física em um intervalo de duas horas antes do horário em que pretende ir dormir, devido ao fato de que essas práticas aumentam a ação de endorfinas e a circulação sanguínea, dificultando o processo de relaxamento do corpo para que possa dormir logo em seguida.

4º Prepare sua mente e corpo para dormir de modo que não fique deitada e acordada ao ir para a cama. Há diversas maneiras que podem ajudar você a adormecer rapidamente:

·         Lide com qualquer estresse antes da hora de dormir. Termine qualquer trabalho ou atividade que esteja fazendo para que, ao deitar, não fique se preocupando com nada além de dormir. Se houver qualquer problema mal resolvido no qual você sempre fica pensando, tente resolvê-lo imaginando possíveis soluções ou conversando com alguém para obter ajuda para solucioná-lo. Assim, quando chegar a hora de dormir, não haverá nenhuma preocupação para mantê-la acordada.

·         Relaxe por um período de tempo de aproximadamente uma hora antes de dormir. Isso fará com que durma bem melhor. Não jogue videogames ou assista televisão durante esse período, ao que essas atividades manterão seu cérebro ativo. Você pode tomar um banho para relaxar, um bom livro para ler, meditar ou mesmo escrever em um diário. Certifique-se de que esteja pronta para dormir na hora certa, sentindo-se bem consigo mesma e pronta para o dia seguinte.

·         Tome um copo de leite. Tomar leite quente antes de dormir pode, de fato, ajudar a dormir ao que estimula a liberação de melatonina e serotonina, hormônios que ajudarão você a pegar no sono.

·         Tenha em mente que seu jantar deve ser composto por uma refeição leve e que deve comer com calma e na medida certa entre 3 e 5 horas antes de dormir. Muitas pessoas costumam comer uma refeição maior durante a noite enquanto comem menos na hora do almoço, quando, na verdade, o ideal seria fazer exatamente o contrário. Ir para a cama logo depois de uma refeição pesada pode causar dores de estômago, desconforto e inchaços. Procure evitar o consumo de carboidratos ao que podem fazer com que acorde com um aspecto menos definido. E, por último mas não menos importante, evite bebidas com cafeína pouco antes da hora de dormir, ao que agem como estimulantes e manterão você acordada. Tente fazer uma substituição por chás de ervas.

5º Certifique-se de que seu quarto esteja devidamente preparado para garantir uma boa noite de sono:

.     Livre-se de lanternas ou outras luzes que fiquem piscando durante a noite assim como relógios barulhentos e coisas que possam parecer assustadoras no escuro. Certifique-se de ter cortinas nas janelas e que possa fechar a porta o suficiente para que o quarto fique escuro, ao que feixes de luz podem ser irritantes e manterão você acordada. Além disso, garanta um sono tranquilo assegurando que não conseguirá ouvir nenhum barulho, como sua família assistindo televisão, por exemplo, e se mesmo assim se sentir incomodada, peça para abaixarem o volume ou mesmo desligar o aparelho. Tenha em mente também que é necessário que o quarto seja bem ventilado.

·         Invista em uma cama confortável. O ideal é que seu colchão seja firme e resistente o bastante para aguentar seu peso e macio o suficiente para que possa relaxar. O tempo médio de uso de um colchão é de sete anos, ao que, após esse período, é aconselhável que seja feita uma substituição. Se seu colchão estiver velho ou for desconfortável, talvez esteja na hora de começar a procurar por um novo. Ao mesmo tempo, certifique-se de sempre manter seus lençóis limpos. Tudo isso fará com que suas horas de sono sejam ainda melhores.

·         Use fronhas de travesseiro de seda. São a melhor opção para sua pele, ao que previnem rugas, quebra de cabelo e também não deixam sua cabeça bagunçada enquanto dorme.

Uma boa rotina de sono não apenas melhorará sua aparência, mas diminuirá a chance de desenvolver problemas relacionados a obesidade e problemas cardiovasculares também.  Seja organizada. Estabelecer uma boa rotina de sono pode significar ter que alterar seus outros hábitos diários tais como horários de refeições, horário de trabalho em casa ou qualquer outra atividade que faça durante a noite.

Por isso, se você quer garantir uma pele bonita e a disposição que precisa para realizar todas as atividades da sua agenda, durma o período necessário ao seu corpo. Dessa forma, você acordará mais bonita e mais disposta! 

Ministério Feminino IEADTC

Conteúdo gerado por Fonte de Pesquisas.  Sites: WikiHow; CPAPS