Na história das Assembleias de Deus no Brasil, o Círculo de oração é um marco. O trabalho teve início no dia 6 de março de 1942 em Recife (PE), quando a irmã Albertina Bezerra Barreto convidou algumas irmãs para a ajudarem em oração, em favor da sua filha Zuleide (Leidinha), a menina não andava, nem falava, e os médicos diziam que ela iria viver apenas oito anos. Sete mulheres se prontificaram a ajudar a irmã Albertina e através da oração daquelas abnegadas servas, o Senhor operou o Milagre, curando Zuleide, que cresceu, andou e viveu 49 anos. Estava assim iniciada uma nova e marcante atividade na igreja evangélica brasileira, o Círculo de Oração. A escolha do nome foi inspirado em um folheto lido pela fundadora, cujo texto dizia que a oração era como um círculo nos céus.  De Recife o trabalho expandiu-se por todo o Brasil, chegando até outros países como Argentina, Estados Unidos, Japão, alguns países da África e América Latina.  Em Fortaleza (CE), o Círculo de Oração foi fundado pela irmã Dália da Rocha Farias (Irmã Lilia), que ao chegar de uma festa do Círculo de Oração em Recife, maravilhada pelas bênçãos que presenciou, falou com o Pastor Presidente Emiliano Ferreira da Costa para fundar o Círculo de Oração em Fortaleza. Ele prontamente aceitou, e logo marcou a primeira reunião para o dia 07 de agosto de 1962 no templo sede. Deus confirmou, operando milagres, batizando com o Espírito Santo e operando maravilhas. O trabalho cresceu e expandiu-se por toda Fortaleza e estado do Ceará.

Por motivo de doença a irmã Lília afastou-se temporariamente da direção do Círculo de Oração, assumindo interinamente a direção a irmã Alice Pontes.   O Pastor Emiliano vendo a necessidade de uma nova direção empossou a irmã Rita Azevedo Pereira, no dia 07 de janeiro de 1980. Irmã Ritinha teve plena aprovação do Espírito Santo e permaneceu na direção até o dia 5 de fevereiro de 1986, ocasião em que seu esposo, o Pastor Carlos Tavares Pereira, foi convidado para assumir a Igreja na cidade de Pentecoste(CE), ficando em seu lugar a Irmã Lelanda Falcão que permaneceu durante 26 anos conduzindo o Círculo de Oração, dando continuidade ao trabalho e fazendo-o prosperar sob a benção do Senhor Jesus.

Em Janeiro de 2012, a presidência da IEADTC passa ao Pastor Antônio José Azevedo Pereira, que unifica o Departamento de Senhoras e Círculo de Oração em Ministério Feminino, passando a direção do Círculo de Oração para a liderança do Ministério recém formado.

O trabalho cresceu, prosperou e em agosto de 2012, foi comemorado o Jubileu de Ouro do Círculo de Oração, festa realizada no Ginásio Paulo Sarasate e que teve como tema: “50 anos Diante do Altar de Deus”

Hoje ao comemorarmos mais um ano, podemos testemunhar inúmeros milagres operados pelo Senhor, além de causas impossíveis que ao longo desses anos foram resolvidas através do Círculo de Oração.

Com a graça de Deus e o coração repleto de alegria, celebramos 55 anos, com o tema “Deus Ouve Quando Você Ora”, com base em 2 Cr 7.14 “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

Busquemos ao Senhor, obedeçamos a sua palavra e confiemos em suas promessas, pois os seus olhos estão abertos e atentos os seus ouvidos ao nosso clamor.

                                                                     Fundadoras do Círculo de Oração no Brasil

 

Ministério Feminino ADTC