TEMA:

A ORAÇÃO DE UM JUSTO É PODEROSA E EFICAZ

Tg 5.16

A oração de poder é aquela que nasce de um coração contrito e confiante. Essas duas qualidades são fundamentais para que a oração deixe de ser mero balbuciar de palavras para tornar-se verdadeiramente, uma mensagem para Deus. Quando Tiago conclui a sua carta falando sobre a oração de poder, ele está se referindo exatamente a estas qualidades que não podem faltar ao ato da conversa com o Senhor: contrição e confiança.

E só o justo pode orar com essas duas virtudes em seu coração.

Contrição, porque a oração eficaz há de partir sempre de um coração puro, reverente e submisso a Deus. Puro, porque para falar com Deus, o homem e a mulher tem que confessar a Ele os seus pecados e dispor-se a não mais cometê-los; reverente, porque para conversar com Deus, o ser humano tem que colocar-se na condição de servo diante do Senhor e Rei; submisso, porque para ouvir a Deus, o crente tem que estar disposto a submeter-se à sua vontade.

Confiança, porque a oração eficaz há de partir sempre de um coração que crê num Deus poderoso, que pode operar em sua vida maravilhas infinitas. O exemplo de Tiago com o profeta Elias nos traz à mente um homem justo que contrita e confiadamente, orava ao Senhor, para que não chovesse ou para que chovesse sobre a terra, e assim acontecia.

Como a afirmação do apóstolo é no sentido de que a oração do justo pode muitos em seus efeitos, basta perguntar-nos a nós mesmos qual tem sido a atuação, a resposta, a resultante de nossas orações? Sentimos o poder de Deus operando em consequência de sua ação? Ou nada percebemos em consonância com a nossas súplicas? Lembre-se, a oração do crente pode mover o mundo. Mas, para isto, precisa partir de um coração verdadeiramente justo, um coração em espírito de contrição e de confiança diante de Deus.

Busquemos ao Senhor em oração, contrita e confiadamente para que o seu poder infinito se manifeste, certo de que se houver justiça em nossos corações, o Senhor nos ouvirá. A Oração de um justo é poderosa e eficaz!

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!

Pr. Antônio José Azevedo Pereira.