Por que algumas pessoas apenas falam e conseguem transformar vidas? No entanto, existem outras que ao falar não são ouvidas? É preciso compreender que a vossa missão como servos do Senhor é muito clara: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

           Existe um erro muito comum em nosso meio, que é a falta de cuidado com a transmissão da mensagem. Quero fazer um alerta muito importante aos irmãos: evitem ao máximo o maldito improviso, pois ele é um mal terrível que poderá arruinar seu propósito de ganhar vidas para o Senhor. Falar de improviso é não ter zelo com a Palavra, é falar sem se preparar, sem ter um método adequado, sem ser didático e muito menos assertivo. A boa comunicação exige planejamento, reflexão e muito treinamento.

          Uma das atribuições de quem busca ter uma boa comunicação é identificar com antecedência qual será o seu público-alvo. É muito importante estudar o perfil dos ouvintes, as suas características e preferências. Tudo isso deve ser considerado na preparação da mensagem. Pergunte-se sempre: Para quem eu vou falar? O que meus ouvintes já sabem sobre o meu assunto? Qual é a principal motivação das pessoas que vão ouvir-me? Qual é a faixa etária? Vou falar para homens ou para mulheres?

          Muitas pessoas não conseguem ter uma boa comunicação devido à falta de propósito. Nós como servos dos Senhor precisamos fazer tudo com excelência e entender o real sentido da sua missão com a mensagem: ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas, a serem mais eficientes, mais felizes e, principalmente, ajudar as pessoas a estarem em comunhão com Deus. A comunicação exige sacrifícios, estudo constante e muita persistência. Peço que não tenha a pretensão de agradar a todos, mas busque agradar a maioria. Não queira ser perfeito. O tímido muitas vezes tenta ser perfeito aos olhos dos outros e por isso, eu lhe peço: não cometa esse erro. A minha sugestão é que você faça sempre o seu melhor e tudo para a honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo.

         Em muitas situações passará pela sua cabeça a vontade de desistir da caminhada, e renunciar a comunicação com o seu público. Mas peço que não abra mão do que você sonhou um dia. Em Isaías, no capítulo 40, nos versículos 29 a 31 há uma mensagem que sempre me ajudou a seguir em frente e eu quero compartilhar com você: “Deus, dá ânimo ao cansado e recupera as forças do enfraquecido. Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”. Deus, está ao seu lado. Creia!

        Saiba que a boa comunicação exige muito mais do que simplesmente falar bonito. Cristo não pregava apenas para os ouvidos. Ele pregava principalmente para os olhos, sendo o exemplo para as pessoas. Uma fala cheia de adornos e belas citações, sem a prática cotidiana,será apenas alguns ruídos ao vento que desaparecerão rapidamente sem nenhum efeito prático. Busque uma interação que vá além de uma bela mensagem, mas que os alcance principalmente por suas atitudes.

Deus abençoe!

Romero Machado
www.apresentacoesepalestras.com.br/livro
[email protected]
(64) 99241-9653