A palavra de Deus nos dá boa razão para cuidar da saúde.

A bíblia apoia o valor do corpo físico, fomos criados por Deus. Portanto o crente deve intencionalmente buscar medidas que conduzem a saúde. O cuidado da saúde é uma questão moral, evidência de lealdade e serviço responsável a Deus.Nosso corpo é um dom sagrado de Deus e temos a responsabilidade de zelar por ele o melhor que pudermos.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e [que] o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” (1Co 3.16-17)

Devemos buscar ter boa saúde para servir melhor a Deus e as pessoas a quem fomos chamados a servir.

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.”  (3 Jo2)

Tendemos a pensar que a bíblia só trata do lado espiritual. A escritura deixa claro que Deus se importa também com o nosso ser físico. Afinal, que pai amoroso não se importa com a saúde mental e física do seu filho? Quanto mais Deus não se importaria com a nossa? Por sermos humanos, fomos afetados espiritual, emocional e fisicamente  pelo pecado. A revelação de Jesus ao mundo nos deu direito a perdão e saúde.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  Mas ele [foi] ferido por causa das nossas transgressões, [e] moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz [estava] sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Is 53.4-5 (No entanto, devemos seguir as orientações que Deus tão bondosamente nos deu na sua palavra para termos um corpo saudável).

No princípio, Deus, nosso criador, nos criou sadios, sem doenças e enfermidades. A primeira tarefa de Jesus era conduzir o homem caído e pecador novamente para Deus o Pai. Ele era o salvador e as curas físicas eram evidências da sua autoridade. Cerca de 20% dos evangelhos são dedicados a cura dos doentes.

“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”(Mt 4.23)

Muitas orientações bíblicas estão ligadas a saúde, tanto espiritual como física. Vejamos algumas delas.

Atividades que promovem a saúde:

1 – Descanso apropriado

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.” (Mc 6.31)

2 – Trabalho prático

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o [que é] bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. ” (Ef 4.28)

 3 – Abstinência de substancias ou práticas prejudiciais – Moderação

Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante” (Tito1.8)

4 – Bons hábitos de higiene

“O óleo e o perfume alegram o coração.” (Pv 27.9a)     

5 – Amizade sincera (livra da solidão)

“Assim faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.” (Pv 27.9b)

6 – Fé e confiança em Deus

“Por que estás abatida, ó minha alma, e [por que] te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei [pela] salvação da sua face.” (Sl 42.5)

Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!” (Sl 112.1)

7 – Alegria

“A alegria do coração aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espirito se abate.” (Pv 15.13)

8 – Paz no coração (Ansiedade gera muitas doenças. Ex. aumento do hormônio cortisol, estresse, fadiga, fraqueza, cansaço, diminuição da massa muscular, aumenta o peso/obesidade, deficiência de memória e aprendizado, doenças cardíacas, gastrite, cefaleia, alergias, aumento da pressão arterial).

“A ansiedade no coração do homem o abate mas uma boa palavra o alegra.” (Pv 12.25)

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pe 5.7)

 9 – Obedecer gera alegria

“A execução da justiça é motivo de alegria para o justo, mas é espanto para os que praticam a iniquidade” (Pv 21.15)

10 – Amor

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo.” (1 Jo 4.18a)

11 – Cultivar a paz

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (Jo 16.33)

12 – Perdão

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Ef 4.32)

13 – Oração

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.  Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fl 4.4-7)

A Bíblia alcança todo o nosso ser. Pois, o ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida.

 

Rosa Vírginia – Enfermeira com especialização em Diabetes pela UFC.